* Resenha #56 * Os 13 Porquês

Boa tarde leitores, minha primeira resenha vai ser sobre o livro Os 13 Porquês, espero que gostem da minha opinião sobre ele. ;) 

Imagem do Google

Título: Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Paginas: 256
Ano: 2009
Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



O livro fala sobre os motivos que levaram Hannah Baker a cometer suicídio. Primeiro achei a ideia do livro bastante original e criativa.
Quem narra é Clay Jensen, um dos "amigos" citados nas fitas. Ele no decorrer da história fica meio paranoico a ponto de esperar que uma "estrela vermelha" apareça na porta da frente da casa de Courtney(outra "amiga" citada nas fitas.) Mas sigamos em frente. Ah, mas só para vocês entenderem a "estrela vermelha" da qual estou me referindo é um mapa que Hannah deixa junto com as fitas e no mesmo tem estrelas vermelhas marcando os lugares em que as histórias se passam.


Imagem do Google 

Ela trata os acontecimentos como uma "bola de neve" e acho que é bem assim. O primeiro acontecimento que se passa nas fitas, se não fosse por ele o segundo não tinha acontecido, o terceiro e assim por diante. Logo o primeiro acontecimento deu início a uma verdadeira "bola de neve".
Na minha opinião todas as histórias tem haver com confiança que Hannah deposita em algumas pessoas e as mesmas sempre estão quebrando essa confiança. 





Imagem do Google


O livro trata de coisas que acontecem muito na vida real. Mentiras, desconfiança, falsas personalidades e assim por diante.
Em determinado momento, enquanto uma das histórias está se passando, vejo uma ideia adorável que a professora de comunicação entre jovens teve.
"A Sra. Bradley sabia que as pessoas tinham dificuldade pra dizer coisas simpáticas umas pras outras. Daí, ela inventou um jeito de expormos anonimamente o que sentíamos."
*Hannah Baker*
Cada aluno, e também a Sra. Bradley, tinham um saquinho que ficava em uma estante giratória no final da classe. Neles qualquer pessoa poderia colocar um bilhetinho anônimo fazendo comentários positivos sobre a(o) dona(o) do tal saquinho.
Simplesmente apaixonada por essa ideia!
No meu pensamento não ia rir ou ver coisas engraçadas no livro. Só que aparece sim momentos engraçados e achei legal por não ficar cem por cento no suspense. Bom, pelo menos pra mim foi engraçado.



“Exponha-se”, elas aconselhavam. “Deixe-nos ver o que você tem de mais profundo e mais escuro.”
"O que eu tenho de mais profundo e mais escuro? Quem é você, minha ginecologista?"
*Hannah Baker*



Ri muito nessa parte!
Quando iam chegando as ultimas histórias, Hannah queria que alguém a puxasse do fundo do poço, mas ninguém o fez.


"Acho que me expressei com muita clareza, mas ninguém deu um passo para me impedir." * Hanna Baker *



Sobre o final do livro eu fiquei tipo: AI MEU CORAÇÃO! Por que se eu estou certa, o final me deixou muito surpresa, mas provavelmente não é o que vocês estão pensando.



Enfim, recomendo o livro e acho que todo o mundo deveria ler ele, mas não por ser o melhor livro que eu já li na vida, mas por ter uma lição de vida incrível.

🌟🌟🌟🌟




A minha primeira resenha é dedicada a minha melhor amiga e sobretudo irmã, que tem esse livro como um de seus favoritos e me pediu para que escrevesse sobre ele. Então obrigada por me apresentar esse livro maravilhoso. <3



É isso leitores, espero que tenham gostado da minha resenha. Até a próxima. ;)

29 comentários:

  1. Olá! Faz muito tempo que quero ler esse livro. Gosto de ler sobre o tema e acho bem original a forma que o autor escolheu abordá-lo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo e também achei muito original. Super recomendo. Beijinhos.:)

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas até agora não tive a oportunidade. Só leio comentários positivos sobre ele e do quanto desperta a atenção de quem o esta lendo. Sua resenha me deixou ainda mais motivada a fazer essa leitura. Adorei sua resenha ;)
    Boas leituras!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onw. Muito obrigada :D Leia quando tiver um tempinho, ele passa uma lição incrível. Beijinhos :*

      Excluir
    2. Onw. Muito obrigada :D Leia quando tiver um tempinho, ele passa uma lição incrível. Beijinhos :*

      Excluir
  3. Olá, eu já conheço esse livro mas ainda não o li. Tenho muita curiosidade em realizar essa leitura porque sempre escuto bons comentários sobre o livro. Acho a premissa dele muito interessante e estou certa de que quando ler, eu vou gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sim estou certa que irá gostar. Até a sinopse dele é ótima na minha opinião, então o livro nem se fala. Beijinhos. ^^

      Excluir
  4. Sempre achei esse livro interessante. Falar sobre suicídio é algo delicado e perturbador. Porque para uma pessoa chegar a tal ponto sabemos que o caminho foi triste demais.
    Quero ler esse livro ainda.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Suicídio é um tema muito delicado, só li mais um livro com o mesmo tema até agora. Beijinhos :*

      Excluir
  5. Essa é a segunda resenha que leio desse livro, já estava curiosa em lê-lo e espero poder fazê-lo em breve. Realmente o lance da ginecologista foi engraçado... rsrs... não tem como não rir.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá adorar o livro. ^^ Concordo sobre o lance da ginecologista. Kkkkkkk. Beijinhos :)

      Excluir
  6. Oi
    Tudo bom?
    Todo mundo indica esse livro, mas ainda não li.
    Em breve, quem sabe.
    Sua resenha está ótima! Uma boa estreia por aqui <3
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você? Eu super indico também. Kkkk. Obrigada :D Beijinhos. :*

      Excluir
  7. Lembro que quando lançou esse livro fiquei com muita vontade de ler, o tempo passou e acabei esquecendo. Li sua resenha e adivinha o que aconteceu? Fiquei com vontade de novo! haha

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onw. Obrigada *-* Lê sim, ele é ótimo e você quer ler mais e mais para saber o final. Beijinhos ^^

      Excluir
  8. Olá
    Eu faço parte do 'seleto' grupo que não gostou desse livro, achei ele superficial demais, não sei se é porque uma pessoa da família que foi 'motivo' para outra se suicidar, ela só queria se livrar de um namoro abusivo, sera que isso é tão ruim quanto a Hanna da a entender, porque o coitado do Jay, la no final do livro, pode se colocar na mesma situação dessa minha parente. O suicida não é um coitado como o livro quer nos fazer crer. Acho que o autor devia ter tratado melhor esse tema. Fiquei tão traumatizada que hoje em dia fujo de livro que exploram o tema.
    Bom mas isso tudo é só minha opinião,é ^^
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito sobre sua perda, fico até sem palavras. Beijos.

      Excluir
  9. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e conheço opiniões tão diferentes sobre ele que nunca sei quando vou ler. Gostei bastante da sua resenha, expôs com clareza seus sentimentos durante a leitura, e confesso que estou curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Parabéns pela resenha! Está ótima!

    Não li esse livro, esse tema meio que me assusta, só não sei porque. ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Eu sempre quis ler o livro Os 13 Porquês, mta gente fala bem demais do livro e parece ser daqueles que a gente fica de resseca depois.
    Adorei saber mais sobre a historia e por ser favorito de mtas gente, me anima a ler logo tb.
    A capa está bem interessante.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Ola a premissa do livro não me chama muita atenção, não pelo tema abordado e sim pela forma como a autora aborda ele no livro, já li elogios e críticas ao livro e mesmo assim ainda não se senti tentada a ler. Quem sabe em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Desde que comecei a ouvir falarem desse livro, tive muita vontade de ler. Ainda quero muito, tenho certeza que ainda esse ano eu vou ler, não pode passar desse ano!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros intensos com uma lição por trás. Os 13 Porquês sempre me chamou atenção, mas como é difícil encontrar ele por um preço ok hoje em dia, acabo não comprando nunca. Enfim... Sua resenha me deixou com vontade de ler ele logo!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu li Os 13 porquês tem bastante tempo, mas até hoje lembro da maioria dos detalhes dele. Achei o livro muitíssimo bem bolado, direto, sensível, com momentos de descontração e o toque certo de drama.

    É um livro profundo, e acho que deveria ser leitura obrigatória para todo adolescente. E olha que li como adulta.

    ResponderExcluir
  16. Sua primeira resenha e você já arrasou!
    Eu não li ainda, mas está na lista de leitura desde que foi lançado, eu sempre adianto, por que pela questão de abordar um tema forte como o suicidio, passa a impressão que o livro é pesado, mas pela sua resenha vejo que tem cenas mais leves.
    Vou dar uma chance a ele.
    Parabéns pela resenha.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Quero ler esse livro há muito tempo, mas sempre adio a leitura.
    Gostei de saber da 'estrela vermelha' e de que em, um momento, você riu com um acontecimento. Acho que o livro tem, mesmo, uma lição de vida incrível, só não sei se já estou preparada para recebê-la.
    Adorei sua resenha, parabéns.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu li o livro faz um tempo mas quero reler pois não estava tão concentrada noa leitura e sinto que perdi muita coisa, espero poder ter tempo de reler em breve, adorei sua resenha e o livro é realmente muito interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Devo confessar que fiquei muito curiosa sobre o final que mexeu com você mas que não deve ser o que se pensa. Eu gostei da premissa do livro e, sobretudo, gostei do fato de ele abordar situações tão de acordo com a época atual, como mentiras, desconfiança e falsas personalidades. Também gostei de saber que há humor no livro e que podemos rir com ele. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Comprei esse livro e não consegui ler ele ainda. Eu achei a trama muito boa, gosto muito de livros que tratam de suicídio. Acho forte.
    Esse parece ótimo e não vejo a hora de ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir