*Resenha #74* O Escudo de Talos

Oi pessoal é o Alex, to aqui hoje pra falar de umas dos livros mais fantásticos que tive o prazer de lê é um romance da editora Rocco vou fazer um breve resumo mais vou deixar o mínimo de spoiler possível para todos tenham a mesma chance que eu de viver essa experiência incrível.


Título : O Escudo de Talos  
Autor (a)Valerio Massimo Manfredi
Nº Páginas:  284
Editora:  Rocco
Ano:  2004
Sinopse
Um garoto aleijado é abandonado na floresta pelo próprio pai, mas cresce para se tornar um grande líder guerreiro. Partindo desse fio narrativo, o escritor italiano Valerio Massimo Manfredi combina aventura, drama e história na elaborada confecção do folhetim épico O escudo de Talos . Neste novo romance, Valerio Massimo leva às últimas conseqüências sua experiência como arqueólogo e explorador para contar uma história ambientada na cidade de Esparta, que durante séculos rivalizou com Atenas como a cidade mais importante da Grécia. São esses valores que Massimo Manfredi expõe ao leitor através do dilema de um homem que, rejeitado pela família ainda criança, é criado para defender um povo escravizado por Esparta. Reabilitado, tem uma herança que só uma origem dupla é capaz de conceder e uma escolha a fazer - a que mundo pertencerá, ao que o originou ou ao que o acolheu, quando foi entregue à própria sorte.

O Escudo de Talos, a história se passa durantes os eventos da batalha das Termópilas por volta de 480 a.C, narra a historia de um espartano de família nobre que teve de ser abandonado na floresta por seu pai Aristarco pois era coxo, e essa era a única forma de mante-lo vivo.
 Encontrado por um ancião foi criado pelos escravos que serviam os espartanos e moravam no Taigeto montanha próxima a Esparta, com o tempo Talos treinou com seu pai adotivo para superar sua deficiência, na adolescência acaba se tornando rival do seu  irmão mais velho Brithos oque quase o levou a morte.



Persas invadiam as fronteiras gregas, prelúdios de guerra chegam a esparta, não demorou ate chegar as florestas do Taigeto, os espartanos começaram a se preparar para a guerra, um homem de cada casa foi solicitado para a guerra, mais apenas da casa de talos foram convocados 2 seu pai biológico e seu irmão iriam pra guerra, ninguém levantou questões sobre o caso, a cada soldado foi dado um escravo para auxiliar em batalha, muitos jovem do Taigeto se viram forçados a abandonar suas casas para seguir os soldados na guerra entre eles Talos que foi designado a seu  irmão e rival.
Durante um momento da luta o rei Leônidas ordenou a Brithos e seu melhor amigo o que voltasse a Esparta para entregar uma mensagem, sendo obrigado a seguir por ser uma ordem do rei, voltaram para esparta. No meio da noite enquanto Brithos dormia Talos teve a impressão de vê alguém nas sombras mais não achou ter sido real, chegando a capital quando foi revelado o conteúdo da mensagem viram que estava em branco. Sendo acusados de mentirosos e covardes por terem fugido na batalha, sendo os únicos vivos e não tendo como provar a verdade acabam sendo, humilhados pela própria população. Talos levantando cada vez mais questões acerca de sua família biológica se vê em meio a um novo mistério de saber quem era o ladrão nas sombras que teria trocado a mensagem. Com todos repudiando os 2 espartanos o melhor amigo de Brithos se matou, nenhum soldado de seu quartel o velou sendo visto como covarde mesmo após a morte, somente Brithos fez vigília de seu corpo, durante toda a noite como diziam os costumes espartanos. Querendo provar seu valor Brithos durante uma batalha jogou-se contra uma multidão de inimigos matando inúmeros mais sendo derrotado. Após esse evento a verdade a cerca de talos foi revelada e ele sendo o único homem da sua família assumiu o seu nome de espartano de e de sua casa. 
Com a derrota dos persas a paz voltou ao Taigeto, Talos agora no comando de um dos quarteis da cidade continuou sua busca por respostas, em meio a isso uma revolta entre escravos e seus senhores espartanos crescia, Talos se viu obrigado a escolher a qual povo deveria seguir, se aliando a outro geral planejava libertar seu povo mas para isso teria de trair a Grécia, foi então que Talos viajou para negociar com um dos generais da Pérsia, em troca da Grécia ele teria seu povo livre. ao voltar o plano foi por agua a baixo, a revolta entre escravos havia ficado pior a ponto de massacrarem os anciãos. Talos se reuniu com seu povo e a frente de um novo exercito marchou contra os espartanos...

Vou parar por aqui eu fiz um resumo realmente muito breve, é um livro gostoso de lê não vou contar como terminou a traição ou a revolta, e ele também esta numa relação com uma amiga de infância, e muitas outras coisas, deixei nomes de fora também pra não da spoiler.
O livro é maravilhoso os personagens são muito envolventes, a forma como Talos descreve o Taigeto é incrível você consegue sentir a essência de tudo perfeitamente, o livro se divide em 2 partes uma talos como jovem escravo e na segunda ele como grande general espartano, sendo nobre tanto de família espartana como de escravo é nítido durante o desenrolar da historia você sentir esse peso sobre o personagem, e algo que também me prendeu muito foi o mistério sobre a mensagem do rei que so é revelado no final eu REALMENTE RECOMENDO !



Sobre o autor :
É Professor de Arqueologia na Università Luigi Bocconi, localizada na cidade de Milano. Além de arqueólogo, é investigador e topógrafo do Mundo Antigo. Publicou inúmeros artigos acadêmicos e doze livros traduzidos em 38 países. Manfredi escreve ainda para cinema e televisão. Vive com a família em uma pequena cidade, perto da cidade de Bologna.

  
É isso ai pessoal esse foi meu resumo, minhas recomendações esperam que tenham curtido vou tentar sempre vir com os melhores livros pra vocês. 😉
🌟🌟🌟🌟🌟

Um comentário:

  1. Confesso que na primeira vez que vi o livro não gostei muito da capa (sim, eu tento não julgar o livro pela capa mas nem sempre consigo kkkkk).. Porém lendo essa resenha fiquei com muita vontade, pretendo o ler futuramente pois a história me pareceu envolvente!

    ResponderExcluir